
A quarta edição do reality show A Fazenda, da Rede Record, chegou ao fim na quarta-feira, 12, com o pior desempenho em audiência de um episódio final – o que deve gerar mudanças na nova temporada da atração, em 2012. A final se arrastou por quase três horas, com o desfecho já adentrando a madrugada da quinta-feira, 13, e concorreu com a transmissão da reta final do Brasileirão. No entanto, a emissora não tem do que se queixar do ponto de vista comercial. O programa ao longo de três meses bateu recorde de faturamento, superando em mais de 20% o desempenho do ano anterior.
O episódio final de A Fazenda 4 deixou a emissora na liderança por 42 minutos em São Paulo e registrou pico de audiência de 19 pontos, share de 29% - cada ponto corresponde a 58 mil domicílios na Grande São Paulo. A audiência média foi de 15 pontos, número inferior ao das outras três temporadas. A final da terceira edição rendeu média de 17 pontos, enquanto a da segunda, 19. A Fazenda 1 se mantém como a mais assistida, com 21 pontos. Já a audiência média do reality ao longo da temporada 2011 foi de 11 pontos, em São Paulo, e 13, no Rio de Janeiro.
A audiência decrescente da atração deve ensejar mudanças para A Fazenda 5, prevista para o ano que vem. Uma das possíveis alterações ventiladas é a escalação de celebridades menos polêmicas e com maior carisma junto ao público, além de novas regras para a disputa, que neste ano premiou a ex-namorada do jogador Adriano, a personal trainer Joana Machado com R$ 2 milhões.
O desempenho comercial do programa, no entanto, foi comemorado. Ainda em maio, mais de um mês antes da estreia, a Record já havia negociado todas as seis cotas de patrocínio – cujo valor de tabela era de R$ 49 milhões, número superior aos R$ 41,4 milhões da terceira edição. Os cotistas foram Itaipava (Cervejaria Petrópolis), Net, Nestle, Guaraná Antártica (Ambev), Procter & Gamble e Kia (os dois últimos parceiros desde a primeira edição).
Além dos cotistas, outras empresas fizeram ações de merchandising, como a do Cartão Shell Santander, que colocou um novo peão na disputa. Ao todo, foram 378 ações feitas por 25 produtos diferentes. A expectativa de Walter Zagari, vice-presidente comercial da Record, era a de registrar um crescimento de 20% no faturamento do reality show, número ainda não oficializado pela emissora.
fonte: Meio e Mensagem
